Notícias

Categoria: negocios

Central de negócios do Cejesc inicia relações com APEX

Estabelecer contato conhecer a atuação e as possibilidades, em temas de internacionalização e promoção comercial esse foi o principal objetivo da reunião do Cejesc, (Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina) com a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações), A reunião foi a primeira para o início de relação entre as entidades, na oportunidade a Apex pode conhecer um pouco mais sobre o Cejesc e a Diretoria e Central de Negócios e o Conselho um pouco mais do trabalho e funcionamento da agência. 

A reunião foi intermediada e conduzida pelo Diretor Executivo na FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), Gilson Zimmermann que considerou importante para todas as entidades a interligação dos assuntos de contato, atuação e possibilidades e trabalho junto a internacionalização e promoção comercial.

Sérgio Rodrigues Alves, Presidente da Facisc, diz que "abrir oportunidades junto a federação e dialogar sobre formas de coordenação e cooperação entre todo o ramo do empresariado possibilitará a ampliação da inserção internacional das empresas de Santa Catarina."

Para Gabriel Isaacsson, Gerente de Relações Internacionais, "esse início de parceria entre APEX, FACISC, CEJESC e a Central de Negócios junto a Diretoria de Negócios dentro do Cejesc poderá auxiliar na criação de um mapa estratégico de mercados e oportunidades comerciais e estimular a ampliação das exportações do estado dentro das exportações brasileiras."

A APEX já trabalha com o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras o objetivo deste mapa é a apoiar as empresas brasileiras no mapeamento de mercados prioritários e na diversificação de destinos e de produtos exportados.

Criada em 2015, essa ferramenta habilita o usuário a consultar as exportações e oportunidades por país-alvo, em que são apresentados os setores e respectivas estratégias de atuação em cada um desses mercados. A grande inovação do setor é a pesquisa por produto, que permite a consulta pelo SH6 (seis primeiros dígitos da NCM) de cada empresa, seja pelo código ou por palavra-chave.

Para a elaboração do mapa, foi utilizada metodologia desenvolvida pela Gerência de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, onde são analisados 101 países considerados estratégicos para a atuação comercial brasileira que foram destino de aproximadamente 95% das exportações brasileiras para o mundo em 2018.

Matéria publicada no dia 23/03/2021