Voz Única

Carta aberta aos candidatos à eleição de 2022

Circular nº. 002/2022 – Assuntos Políticos – CEJESC


Florianópolis, 01 de março de 2022.


Neste ano de 2022, teremos as eleições estaduais e federais. Com isso, o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina - CEJESC - expressa, por meio desta carta, seu manifesto centralizado nos pontos essenciais para garantir o empreendedorismo jovem vivo em nossa região e país.

Os jovens empreendedores do estado de Santa Catarina demonstraram sua força e resiliência ao suportarem um dos períodos mais complexos da história moderna, esforçando-se para manter empregos e, principalmente, grandes investimentos para impulsionar a retomada econômica.

Indivíduos e empresas são os únicos geradores de riqueza na economia, assim, incentivar o empreendedorismo é alavancar a qualidade de vida de todos os cidadãos de Santa Catarina e do Brasil.

Por isso, não queremos incentivos aos jovens empreendedores, advindos do ano eleitoreiro, mas sim, queremos uma economia mais justa, liberdade para fazermos nossos negócios crescerem de forma natural e redução dos gastos públicos.

Atualmente, o CEJESC representa 81 núcleos de jovens empreendedores espalhados pelo estado de Santa Catarina e, ao todo, mais de 1500 empresas nucleadas. Para mudarmos a realidade deste grupo tão importante, expomos os seguintes pontos:

  1. Agilidade: ao tornar os processos burocráticos mais leves e claros, fornecemos rapidez ao processo de abertura / funcionamento de empresas, o que é imprescindível na atual economia. Velocidade e timing são fatores de sobrevivência para os empresários.
  2. Infraestrutura: atualmente o ponto que mais trava nosso estado, com demandas encavaladas há décadas, atrasando o desenvolvimento das empresas e qualidade de vida de nossos catarinenses. Explicações e jogo de culpa em outras esferas já não são suficientes, algumas obras devem sair do papel para não ficarmos atrasados na história de nosso país (com nossas empresas impedidas de crescimento por problemas logísticos)
  3. Participação: incluir empreendedores no processo de planejamento e na construção de equipes de gestão. Quem sente na rotina os efeitos de impostos e ações de governo precisa ser parte do processo de decisões críticas.
  4. Austeridade: experienciamos nos últimos anos um aumento record de arrecadação nos âmbitos estadual e federal, porém, vivenciamos o contrário da austeridade das contas públicas, as quais governos abriram seus cofres para várias frentes que irão impactar todos os catarinenses por décadas. Se o empresariado conhece algo em seu dia a dia, é que a conta sempre chega.
  5. Tributação: primeiramente, a substituição do termo “contribuição” em todas as comunicações, o qual remete a algo voluntário para colaboração conjunta no fim de desenvolver algo em comum. Portanto, o termo é empregado incorretamente, pois não podemos optar em não pagar os tributos. Assim, a utilização do termo correto “imposto” é o pontapé para acertarmos algo que é exigido por obrigação pelo estado. Ante o exposto acima, buscamos o alívio conjunto das alíquotas de todos os impostos, e não somente de uma parcela do empresariado por meio de incentivos fiscais, até porque se existem incentivos, existem abusos fiscais em outros pontos. Atualmente cerca de ⅓ do trabalho dos empreendedores fica com o estado, inviabilizando alguns e levando muitos à informalidade, o que em algum ponto tornará a geração de riqueza, citada no início desta carta, impossível.

A essência do associativismo é o crescimento conjunto. Portanto, unir pessoas e empresas em um ambiente amistoso, no qual possa existir a troca de experiência e aprendizados, é fator chave para o sucesso. O quão impactante seria se os governos estadual e federal entendessem que estar próximo delas, incentivando a geração de riqueza, é também fazer com que o governo cresça?

Estamos certos de que iremos impactar positivamente a partir desta comunicação centralizada dos jovens empreendedores de Santa Catarina. Por isso, reforçamos nosso compromisso de interagir com a política, única ferramenta que permite atingir e mudar a realidade de todos, para fazer a diferença no estado e país.


Atenciosamente,


Kamila Laurindo
Presidente CEJESC


Bruno Kurtz
Diretor de Assuntos Políticos