Integrantes do Sistema Facisc reuniram-se na semana passada (06) na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) para apresentar ao secretário especial da Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, José Ricardo Veiga, o cenário e as prioridades das MPEs em Santa Catarina.
Mobilizado pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), braço jovem da Facisc, o encontro reuniu lideranças empresariais para discutir melhorias para o ambiente de negócios para as MPEs. Segundo o diretor do Cejesc, Antônio Carlos Guimarães, os maiores entraves para pequenas empresas são a complexidade tributária, a insegurança jurídica na área trabalhista e a falta de crédito acessível.
Participaram do evento os presidentes da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Ernesto Reck; da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, Guilherme Gonçalves; da Federação das Associações de Pequenas Empresas de SC (Fampesc), Alcides Andrade, o presidente do Cejesc, Ricardo Schram; o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte; membros da diretoria do Cejesc, e o secretário de desenvolvimento econômico sustentável de SC, Carlos Chiodini.
Na ocasião o presidente da Facisc, Ernesto João Reck, destacou os resultados alcançados com as ações desenvolvidas no Programa Empreender da Facisc que possibilita a troca de ideias reunindo empresas do mesmo seguimento para buscar soluções em comum. “Há mais de 20 anos o programa é um grande gerador de conhecimentos e oportunidades para as empresas catarinenses”, ressaltou Reck.
José Veiga mostrou interesse nas peculiaridades do Estado e ressaltou a importância do incentivo as pequenas empresas para o crescimento econômico e a geração de empregos. “O que vimos aqui é que o estado tem potencial para alavancar os negócios e também para levarmos referencias para outros estados”, afirmou.
Fonte: Facisc