Notícias

Categoria: representatividade

São Miguel do Oeste recebe cerca de 170 jovens para assembleia do CEJESC

Para levar o “Associativismo ao Extremo”, o Núcleo de Jovens Empreendedores de São Miguel do Oeste sediou a 166ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), em conjunto com os outros nove núcleos da regional Extremo Oeste. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de setembro, com aproximadamente 170 participantes e mais de 30 cidades catarinenses representadas.

Migueloestino, o presidente do CEJESC, Marcos Roberto Stumpf, falou sobre a satisfação de receber uma AGO em casa: “Ficamos muito felizes em sediar e mostrar como é forte o associativismo em nossa região. Há exatos cinco anos, em setembro de 2014, realizamos nossa primeira AGO em São Miguel do Oeste e agora tivemos a honra de, novamente, trazer o evento pra cá e compartilhar muitas experiências com todos os jovens do Estado”.

Diógenes Lucca, fundador e ex-comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de São Paulo, foi o palestrante na abertura do evento, dia 19, falando sobre o tema “Negociação sob pressão”. Especialista em segurança, autor de quatro livros e considerado um dos maiores negociadores do Brasil – responsável, entre outros, pela negociação do sequestro de Silvio Santos –, Lucca repassou dicas valiosas aos empreendedores, usando exemplos de situações críticas pelas quais ele passou.

Palestra com Diogenes Lucca abriu a programação da AGO

Empreendedorismo, troca de experiências e geração de negócios

No dia 20, os jovens tiveram a oportunidade de visitar a indústria de alimentos Gran Mestri e a cachaçaria Heats Brazil, duas grandes empresas que representaram um pouco do potencial empreendedor do Extremo Oeste. Os coordenadores de núcleos, por sua vez, se reuniram na Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (ACISMO) para discutir boas práticas e levantar ideias para o futuro do movimento jovem. Da mesma forma, a diretoria do CEJESC também promoveu sua reunião mensal e debateu as próximas ações.

Visita técnica à Gran Mestri

Jovens também conheceram a cachaçaria Heats Brazil

Entre as presenças que marcaram a pauta da AGO, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae SC, Anacleto Angelo Ortigara, teve uma conversa inspiradora com os jovens sobre escolhas, propósito, missão e desafios do profissional empreendedor. Na sequência, o coordenador dos Jogos dos Jovens Empreendedores do Paraná (JOJEPs) em Santa Catarina, Tailan Frey, comentou sobre a participação dos núcleos catarinenses na competição, que está em andamento desde agosto.

Com o intuito de incentivar a geração de negócios, foi aberto um espaço na pauta para a realização de pitches, isto é, breves apresentações onde os nucleados puderam se inscrever e expor seus negócios aos demais participantes. Essa ferramenta, segundo o presidente do CEJESC, pode ser adaptada e deve ser incluída também nas próximas assembleias.

Ainda, durante a AGO, a consultora do CEJESC, Eliane Lopes, apresentou os resultados do programa Gestão à Vista, que acompanha e mensura as atividades desenvolvidas pela diretoria do Conselho. De acordo com ela, a pouco mais de três meses do encerramento desta gestão, já foram realizadas 93% das ações propostas no planejamento.

Coordenadores de núcleos participaram de painel para discutir boas práticas e o futuro do movimento jovem

Fortalecimento do movimento jovem no Extremo Oeste

O vice-presidente do CEJESC no Extremo Oeste, Bruno Saldivia, reforça que o trabalho que vem sendo realizado junto aos 10 núcleos da regional é direcionado ao fortalecimento e desenvolvimento das lideranças. “Isso tem refletido no crescimento e engajamento nas ações e, com toda certeza, é parte integrante do sucesso e participação da regional nessa AGO, com mais de 110 nucleados do Extremo Oeste presentes”, enfatiza.

“Durante a assembleia, na apresentação do momento da regional, foi emocionante ouvir o depoimento dos coordenadores falando sobre o orgulho que sentem em participar desse movimento e, principalmente, do orgulho que sentem dos seus núcleos e nucleados. É com esse sentimento que construiremos lideranças mais representativas em Santa Catarina”, finaliza Saldivia.

Para a coordenadora do núcleo anfitrião, Samara Cristina Wolfart, sediar a AGO trouxe um grande aprendizado e crescimento para todos os nucleados. “Como mencionei em alguns momentos da AGO, ela foi preparada com muito carinho para que todos tivessem uma experiência incrível ao nosso lado e o evento foi especial graças ao comprometimento e engajamento dos integrantes do NJE de São Miguel do Oeste. Acredito que houve o encaixe perfeito entre o que nos propomos a fazer e o que efetivamente foi realizado. Com certeza, foi uma grande experiência de desenvolvimento para o grupo e também de forma individual para todos os envolvidos”, afirma.

Confira todas as fotos da AGO de São Miguel do Oeste neste link.

Coordenadores do Extremo Oeste representando os mais de 110 nucleados inscritos da regional

Próximo destino: Dionísio Cerqueira

Nos dias 17 e 18 de outubro, ocorre a AGO da regional Noroeste, em Dionísio Cerqueira, que envolverá também as cidades de Barracão/PR e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. A programação completa e as inscrições da 167ª AGO já estão disponíveis no site do CEJESC.

Passagem da bandeira para o núcleo de Dionísio Cerqueira, que realiza a AGO no mês de outubro