De 17 a 20 de outubro, a cidade de Brasília, no Distrito Federal, sediou o 5º Fórum de Juventude do BRICS, conjunto econômico de países emergentes, formado pelo Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. A convite da Secretaria Nacional da Juventude, o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC) integrou a comitiva brasileira do evento, representado pelo presidente, Marcos Roberto Stumpf, e pelo vice-presidente da regional Serra Catarinense, Malek Ráu Dabbous.
Durante o evento, foram realizadas palestras, painéis e reuniões a partir do tema central “Empreendedorismo e novas tecnologias: Como canalizar o potencial dos jovens do BRICS para o desenvolvimento”. Nesse sentido, discutiu-se como promover a educação por meio da inclusão, questões ligadas ao futuro do trabalho, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a ascensão social por meio do empreendedorismo e da geração de empregos.
Presidente Marcos Roberto Stumpf e vice-presidente da regional Serra Catarinense, Malek Ráu Dabbous, representaram o CEJESC no evento
Na visão dos representantes do CEJESC, o networking e o contato com líderes do governo federal e de outros países foi muito valioso. Entre as presenças, a secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, e a ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que sinalizaram apoio a projetos indicados pelos jovens, principalmente às iniciativas voltadas à inclusão social de jovens por meio do empreendedorismo.
“O evento foi muito legal, porque discutimos muito sobre empreendedorismo, inovação, futuro do trabalho e sobre como os jovens podem ser uma ponte para estreitar as relações entre esses países do BRICS. Tudo isso foi conduzido através de painéis, buscando o entendimento da juventude desses países, com grupos de trabalhos temáticos para elaboração de propostas e recomendações para serem transformados em projetos e apresentados aos presidentes desses países”, comenta Dabbous, mencionando que a XI Cúpula do BRICS, reunindo os presidentes dos países, será nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília.
Conforme Stumpf, uma dessas propostas está ligada à desburocratização na emissão de vistos: “Isso vai facilitar para que os jovens tenham maior interatividade e trocas de experiências através de intercâmbios empresariais”, afirma o presidente do CEJESC. Em sua opinião, as dificuldades encontradas pelos jovens em Santa Catarina e no Brasil são semelhantes às dos outros países do BRICS, por isso, a integração entre todos é muito enriquecedora.
Destaque para movimento jovem empreendedor de Santa Catarina
Além da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), o CEJESC foi o único conselho estadual de jovens representado no evento, o que gerou uma grande notoriedade ao movimento catarinense. “Falamos na tribuna sobre a atuação do CEJESC e houve um grande interesse dos presentes em conhecer o nosso trabalho”, destaca Dabbous. Segundo ele, no dia 21 ainda foi realizada uma reunião com a secretária Jayana para alinhar futuras parcerias voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo jovem.
Catarinenses ao lado da ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva