Giovani Bernardo, que já ocupou cargo de destaque no Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), foi destaque no Congresso de Prefeitos da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). O evento ocorreu em Florianópolis entre os dias 11 e 14 de junho, com programação voltada a gestores públicos.
Atualmente, Giovani é secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Tubarão 180º. O propósito do projeto é transformar o município na melhor cidade para viver em Santa Catarina até 2020; no Sul do Brasil até 2030; e do Brasil até 2050.
“Apresentamos o processo de planejamento, a metodologia, o que está em andamento e os resultados alcançados até o momento. Estamos focados nos três eixos de mudança do Tubarão 180° que estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1) saúde e qualidade de vida; 2) educação e cidadania; e 3) desenvolvimento e sustentabilidade;”, explica.
O jovem oriundo do CEJESC ocupando a pasta de Capacitação no movimento estadual e ex- presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão (AJET), apresentou o projeto Tubarão 180º para mais de 200 gestores públicos. “Vejo que os prefeitos têm sentido cada vez mais a necessidade de qualificar a gestão municipal, trazendo pessoas com conhecimento técnico para áreas estratégicas. O jovem empreendedor tem uma grande oportunidade neste campo, pois a melhoria do ambiente empreendedor passa obrigatoriamente pela gestão pública. Temos diversos exemplos no CEJESC neste sentido. Se podemos passar de influenciadores para decisores, não se envolver é virar as costas para tudo que lutamos até aqui”, complementa Giovani.
Para o presidente do CEJESC, Antônio Carlos Guimarães Neto, jovens como Giovani orgulham o movimento. “Nós temos outros tantos exemplos, que estão atuando fortemente nas administrações públicas, para mudar o cenário, criar oportunidades para os empreendedores e melhorar a o ambiente de geração de negócios em cada cidade. Cada vez mais, tenho certeza que o CEJESC se consolida como uma baita escola para formação de líderes. E assim, a gente quer encorajar cada vez mais os membros do movimento a meter a cara, e contribuir com as mudanças mais efetivas e colaborando com as administrações públicas”, enfatiza.
O Congresso de Prefeitos teve duração de quatro dias com palestras voltadas a Cidades Inteligentes e Gestão Eficiente. De acordo com a Fecam, o evento superou a expectativa de público, atingindo 2.500 pessoas, com 220 prefeitos catarinenses inscritos. Sete pré-candidatos à Presidência da República também estiveram no Congresso de Prefeitos da Fecam.