Entre os dias 15 e 17 de novembro, o Núcleo de Jovens Empreendedores de São Miguel do Oeste (JESMO) esteve em Assunção, capital do Paraguai, para uma missão empresarial. A atividade teve o objetivo de fortalecer parcerias, gerar negócios e, principalmente, oportunizar aos nucleados conhecerem a cultura e o movimento jovem paraguaio.
“O país vizinho ao Brasil é hoje uma das economias mais estáveis e vibrantes da América do Sul. Com sua taxa média de crescimento de 5% ao ano na última década e uma moeda estável em relação ao dólar, o mercado paraguaio se transformou num país de oportunidades, inclusive para empreendedores brasileiros. Desta forma, a viagem foi uma oportunidade para conhecer de perto esta realidade”, pontua a coordenadora do núcleo, Camila Sebben.
A missão contemplou visitas à Comarca de Comércio Paraguai/Brasil e à União Industrial do Paraguai (UIP). “As visitas proporcionaram ao grupo um contato direto com os dirigentes, sendo possível o conhecimento de como empreender no Paraguai”, ressalta Camila, destacando também a visita ao Terport, o maior e mais moderno porto de Assunção, e os passeios turísticos realizados pelo grupo.
“Fomos muito bem recebidos. O povo é acolhedor e disposto a unir forças para fortalecer os países. Foi uma viagem incrível e muito produtiva. Empreender é algo que motiva esse núcleo”, finaliza a coordenadora.
Visita à Comarca de Comércio Paraguai/Brasil
Jovens também estiveram em contato com dirigentes da União Industrial do Paraguai (UIP)
Oportunidade para os núcleos
O presidente do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), Antônio Carlos Guimarães, menciona que, por meio dos blocos internacionais, dos quais o CEJESC participa através da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), gera-se a oportunidade para os nucleados conhecerem e conviverem com jovens empreendedores de todo o mundo.
“No caso da Federação Ibero-americana de Jovens Empresários (FIJE), temos um programa chamado Passe Verde, onde os jovens empresários dos diversos países ibero-americanos são incentivados a gerar intercâmbios, negócios e oportunidades em conjunto. Esta missão do JESMO ao Paraguai é um exemplo do potencial da nossa rede”, afirma o presidente, incentivando a realização de outras ações como essa.
Visita ao Terport, o maior e mais moderno porto de Assunção
Pontos turísticos da capital paraguaia estiveram no roteiro