Notícias

Categoria: representatividade

Ex-presidente do CEJESC assume cargo junto ao Governo do Estado

São notórios os exemplos de empresários que se engajam com o trabalho no meio público, carregando o espírito empreendedor e as bandeiras do associativismo. O Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC) acredita na causa e apoia o envolvimento de jovens lideranças em ações que promovam o desenvolvimento e contribuam para melhorar o ambiente empresarial.

Recentemente, o ex-presidente do CEJESC na gestão 2009/2011, Amândio João da Silva Júnior, assumiu o cargo de secretário adjunto na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo de Santa Catarina.

Com uma longa trajetória dentro do associativismo, o empresário atuou como presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) na gestão 2017/2018, foi conselheiro da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), presidente do Movimento Catarinense para a Excelência (ExcelênciaSC) e vice-presidente do Programa Empreender da Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC).

Principais desafios

Ao lado do titular da Secretaria, Lucas Esmeraldino, Amândio é agora responsável pela gestão de programas como o Juro Zero, o Investe SC e o SC Mais Energia. “Estamos absolutamente entusiasmados com o trabalho que temos pela frente, mas a responsabilidade é enorme. Essa é uma pasta importantíssima para o governo, pois trata diretamente do desenvolvimento econômico de Santa Catarina, e agora agregou também a pasta de turismo”, comenta.

Segundo ele, um dos grandes desafios será estruturar o setor de turismo. “A Secretaria de Turismo foi extinta e toda alocada na Santur [Santa Catarina Turismo], uma empresa mista e que precisa ser modernizada urgentemente. Isso é uma responsabilidade muito grande, porque o turismo catarinense representa 13% do PIB e esse é um número muito significativo”, afirma o secretário adjunto.

Outro ponto destacado por Amândio é o desenvolvimento do setor de inovação e tecnologia: “Santa Catarina é um dos estados mais inovadores do Brasil e nós vamos inaugurar, neste ano, sete centros de inovação que estão sendo construídos já há quatro anos. São centros que vão ajudar muito no desenvolvimento de empreendedores na área de tecnologia”.

Em sua visão, a Secretaria pode contribuir ainda mais com os catarinenses. “A gente tem um grande potencial nessa Secretaria para ser desenvolvido ainda. Queremos dar a ela modernidade, flexibilidade, e que seja eficaz e eficiente no trato com o contribuinte, na agilidade de abertura de empresas, na celeridade que as empresas precisam hoje em dia. Sabemos que o governo precisa ser mais ágil e faremos tudo o que for possível para fazer isso”, garante.

Além dele, outros jovens empreendedores ligados ao associativismo – Sandro Yuri Pinheiro, Juliano Batalha Chiodelli, Felipe Assunção e Anderson Chaves – também fazem parte da Secretaria, que abriga hoje instituições e órgãos como o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Junta Comercial do Estado (Jucesc), o Centro de Informática e Automação (Ciasc), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), o Instituto de Metrologia do Estado (Imetro) e a Agência Reguladora de SC (Agesc).