Um banho de empreendedorismo. Assim foi a programação da 158ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), realizada nos dias 24 e 25 de janeiro, no Parque Aquático Cascanéia, em Gaspar, na regional Vale do Itajaí. O evento contou com mais 200 inscritos, de 50 cidades, e oportunizou momentos para a integração, novos negócios e troca de conhecimentos entre os jovens.
De acordo com o vice-presidente do CEJESC na regional Vale do Itajaí, Luiz Carlos Gama Junior, as atividades desenvolvidas durante a AGO e o cuidado com cada detalhe fizeram com que os participantes retornassem para suas casas com o sentimento de que juntos sempre podem mais.
“Historicamente, é um desafio muito grande realizar uma AGO em janeiro e era necessário pensarmos em um modelo que fosse atrativo para iniciarmos o ano muito bem. O Núcleo Jovem da ACIG [Gaspar] foi muito feliz ao pensar em realizar o evento no Cascanéia e, sabendo dos desafios, toda a regional se dispôs a colaborar e participar, mostrando a união do associativismo”, afirma.
Segundo Gama, participaram do evento mais de 90 jovens da regional, formada pelos núcleos de Blumenau, Itajaí, Indaial, Timbó, Pomerode, Brusque, Gaspar, Balneário Camboriú e Camboriú. “Foi um prazer receber os mais de 200 jovens empreendedores em nossa regional e poder ver o quanto estamos unidos pelo mesmo propósito e desafios”, destaca.
Empreendedorismo em alta
A programação da 158ª AGO iniciou no dia 24, à noite, com recepção interativa e feira empresarial, onde parceiros do evento expuseram seus produtos e serviços. Na sequência, ocorreu a apresentação do case do Parque Aquático Cascanéia, com o proprietário Kirino Reinert e sua filha Monique, uma das sucessoras do negócio, fundado em 1987. Já o jantar teve como atrativo o show com o mágico Jeff Aragon.
Na manhã do dia 25, foi realizada a Gincana do Empreendedorismo, onde os participantes se dividiram em grupos para desenvolver tarefas, evidenciando a liderança e o trabalho em equipe. Também pela manhã, os membros da diretoria do CEJESC se reuniram para discutir e deliberar assuntos ligados ao movimento.
A tarde foi dedicada à assembleia do Conselho, que abordou, entre outros, o projeto SC Bem Mais Simples, o projeto de capacitação de núcleos lançado pelo CEJESC e a aprovação da prestação de contas de 2018 e orçamento 2019. Por fim, ocorreu a apresentação da 159ª AGO, agendada para os dias 21 e 22 de fevereiro, na cidade de Mafra, na regional Planalto Norte.
Para o coordenador da ACIG Jovem de Gaspar, Ramon Borghezan, o evento superou as expectativas. “O feedback dos participantes está sendo ótimo. Foi uma satisfação trazer o evento para nossa cidade. Destacamos o formato do evento, que pela primeira vez ocorreu dentro de um parque aquático, e contou com uma gincana, com o objetivo de integrar os participantes e promover o empreendedorismo. Agradecemos o apoio da Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), do Parque Cascanéia e todos que se fizeram presentes, contribuindo para o sucesso da AGO”, ressalta.
Reunião para discutir as boas práticas na gestão pública
O encontro mensal do CEJESC foi uma oportunidade para a Diretoria de Assuntos Políticos promover uma reunião com integrantes do Grupo de Boas Práticas na Gestão Pública. O grupo foi criado a partir do projeto Voz Única, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), e reúne jovens que exercem cargos públicos, seja em nível municipal ou estadual.
Segundo os consultores da FACISC e moderadores da reunião, Osmar Vicentin e Giovane Pereira, a ideia é formatar um material on-line ou impresso que sirva para compilar as boas práticas. O próximo passo será a definição de uma agenda de encontros para o ano de 2019.
Estiveram presentes o deputado estadual Bruno Souza; o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Piter Santana; o suplente de deputado federal Leandro Schmockel Gonçalves; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo de Gaspar, Celso de Oliveira; e o assessor de Desenvolvimento Econômico de Gaspar e diretor de Assuntos Políticos do CEJESC, Eduardo Schnaider Pedrini.
Na visão de Pedrini, o material a ser formatado pelo CEJESC servirá de subsídio para os mais de 50 jovens catarinenses oriundos do movimento e envolvidos na gestão pública. “Também queremos incentivar e oferecer um suporte a quem pretende se envolver nesse meio”, explica o diretor.