25 de janeiro de 2020
O Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) lançou nesta sexta-feira, dia 24, o Guia de Boas Práticas na Gestão Pública. O material foi apresentado
durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), em Florianópolis, e reúne dados, depoimentos e orientações para quem quer atuar na área pública.
Clique aqui para baixar o conteúdo em PDF.
O guia visa incentivar os jovens a participar da gestão pública, não necessariamente disputando uma eleição. “A ideia é fazer este material chegar aos jovens para incentivar e motivar eles a participar desses processos”, explica o diretor de Assuntos Políticos do Cejesc (gestão 2017-2019), Eduardo Pedrini, que esteve à frente do projeto.
O conteúdo foi construído a várias mãos, e com a participação efetiva de quem integra o movimento e hoje atua na gestão pública de alguma forma, com cargo eletivo ou comissionado. "Em todas as cidades com a presença de jovens na gestão os resultados são nítidos", destaca Pedrini.
Cerca de 50 jovens empreendedores de todas as regiões de Santa Catarina que atuam na gestão pública responderam à pesquisa. Destes 55% disseram que iniciaram na gestão pública por indicação política, 28% foram indicados por instituições, 11% foram eleitos e 6% são concursados.
Contribuição efetiva
O presidente do Cejesc, Malek Ráu Dabbous, destaca que o interesse dos jovens empreendedores na gestão pública é algo despertado pelo movimento associativista. “Participar das associações empresariais e dos núcleos de jovens faz com que os jovens queiram contribuir de forma efetiva para a mudança na política”, afirma.
Prova disso também estão nos dados levantados. Dos entrevistados, 17 responderam que a principal motivação foi a vontade de contribuir com a gestão pública, 10 atender as demandas empresariais, 7 buscar aprendizado, 5 seguir a carreira política e 3 por outros motivos.
Diagnóstico, boas práticas e reflexão
O Guia está organizado em três partes. A primeira delas é o diagnóstico, com pesquisa realizada em abril de 2019 com jovens do movimento empreendedor, para identificar o perfil do jovem associativista na gestão pública e suas principais motivações.
Em seguida vem a parte de boas práticas, com experiências realizadas dentro do Cejesc e que contribuem para mudar realidades e promover o desenvolvimento dos negócios.
E, por fim, há o capítulo reflexões, com as considerações de quem já participou da política regional e sobre como ter uma gestão pública de resultados, gerar engajamento e relevância para a sociedade local.
Além da pesquisa, o material traz
10 lições de jovens atuantes na gestão pública (veja abaixo) e cases de cidades como Florianópolis, Gaspar, Joinville e Braço do Norte. Outro ponto de destaque são os depoimentos, como do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, do presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Juliano Chiodelli, o deputado federal, Carlos Chiodinini, e o deputado estadual Bruno Souza.