Múmia, camisa de força, chope sem imposto, palestras e muita informação. O Dia D do Feirão do Imposto, no último sábado (25), teve ações criativas e inusitadas promovidas por mais de 60 núcleos ligados ao Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC). Seguindo o tema “Menos é Mais”, o Feirão do Imposto 2019 teve o objetivo de conscientizar sobre a importância de uma reforma tributária no país, além de informar a população sobre a alta carga tributária que incide sobre produtos de consumo popular.
Para se ter uma ideia, o brasileiro trabalha mais de 150 dias por ano somente para pagar impostos. O Impostômetro, ferramenta criada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para medir e informar a carga tributária arrecadada pelos municípios, estados e federação, atingiu, no dia 24 de maio, a marca de R$ 1 trilhão de impostos arrecadados em 2019. A cada ano, esse número, que engloba valores arrecadados com impostos, taxas, multas e contribuições, é alcançado num prazo menor.
“Em 2018, a arrecadação foi um pouco menor neste mesmo período, o que nos leva a concluir que a cada dia que passa estamos pagando mais impostos, mas continuamos tendo um péssimo retorno em serviços prestados pelo governo. A reforma tributária se mostra cada vez mais necessária”, enfatiza a diretora de Assuntos Tributários do CEJESC, Larissa Rocha.
Inconformados com a situação, os núcleos desenvolveram diversas ações para impactar a sociedade com o Feirão do Imposto. “Tivemos um resultado incrível no Estado, com milhares de pessoas sensibilizadas e o mérito é dos nucleados, que se envolveram nesse propósito e fizeram acontecer em todas as regionais. Estão todos de parabéns”, complementa Larissa.
Personagens para representar empresários e consumidores
Com o intuito de chamar a atenção para o tema deste ano, os núcleos abusaram da criatividade e despertaram o público para uma visão mais crítica sobre o assunto. Em Palmitos, por exemplo, teve até a “múmia do imposto”, personagem que circulou pelo Centro da cidade carregando frases como “Não se deixe engessar pelo imposto”, “Não deixe seu dinheiro ir pro sarcófago” e “Não precisa esperar 3 mil anos pro imposto retornar com eficiência”.
Segundo o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores de Palmitos, Charles Helfer, a analogia com a múmia buscou representar o estado atual do consumidor e do empresário no país: “Cansado, machucado, engessado, de mãos atadas, com dificuldade de crescimento, desenvolvimento, qualidade de vida e conquistas pessoais ou de patrimônio devido às altas taxas tributárias, além de muitas pessoas ficarem velhas ou passarem muito tempo de suas vidas trabalhando só para cumprir com o pagamento de impostos”.
Além da exposição de produtos e da múmia, que circulou no dia 25 enquanto os nucleados distribuíam flyers e aplicavam uma pesquisa de opinião com a população, o núcleo também promoveu uma palestra, no dia 24, e fez uma ação nas redes sociais usando a personagem Momo, que se tornou um viral em 2018, com sua imagem associada a uma lenda urbana.
“Devido ao crescente número de impostos, associamos a ideia à velocidade com que a internet também dissemina informações e consegue chegar até as pessoas. A imagem de Momo assusta não apenas crianças, mas tem deixado pais e população em geral em alerta, sobre os cuidados ao que se acessa. Então fizemos essa analogia à situação em que vivemos no Brasil, na intenção de alertar as pessoas sobre o quanto pagam de imposto, sendo este o verdadeiro vilão com quem devemos nos preocupar, a alta carga tributária”, explica o coordenador.
Camisas de força e um bombom pela metade
Em São Miguel do Oeste, a cena de pessoas vestidas com camisas de força e com etiquetas coladas indicando diversos tipos de impostos foi o que mais marcou a ação do Dia D. Conforme a coordenadora do núcleo, Samara Cristina Wolfart, o uso de personagens buscou simbolizar como o empresário e o consumidor ficam de mãos atadas diante da alta carga tributária, sem saber se os impostos terão retorno efetivo, em forma de serviços públicos de qualidade.
Além disso, o núcleo fez a exposição de mercadorias, no Calçadão da cidade, destacando os valores que correspondem aos impostos, e abordou a população entregando bombons pela metade, com a seguinte frase: “Queríamos lhe dar um bombom inteiro, mas o Leão ficou com uma parte”. Durante esta semana, de 25 de maio a 1º de junho, também serão comercializados produtos sem impostos em algumas empresas nucleadas.
“De forma geral, sentimos que as pessoas ficaram mais envolvidas e impactadas com a ação dos bombons e com as pessoas vestidas de camisa de força. Conversamos com muitos que passavam pelo local e percebemos que, apesar de toda a informação que é levada ao público sobre a carga tributária, ainda somos impactados com os valores quando vemos um comparativo claro”, comenta Samara.
No dia 16 de julho, o Núcleo de Jovens Empreendedores de São Miguel do Oeste realiza a última ação alusiva ao Feirão do Imposto – um painel sobre burocracia e eficiência na gestão pública e empresas privadas, com a presença do prefeito Wilson Trevisan, do contador Décio Ludwig e do empresário Joacir Dalvit.
Setor de alimentação impactado com a iniciativa
Outro exemplo vem de Rio Negrinho. Lá, o núcleo fez uma parceria com 11 bares, restaurantes e lanchonetes do município para divulgar a carga tributária e, para colaborar, alguns destes estabelecimentos fizeram a venda de produtos com preço reduzido, absorvendo o valor dos impostos.
A ação ocorreu entre os dias 20 e 25 de maio. “Aproximadamente 4,5 mil pessoas foram conscientizadas diretamente com o projeto e, indiretamente, em torno de 60 mil pessoas, considerando-se a divulgação também em jornais, rádio e meios digitais de comunicação”, informa a coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores de Rio Negrinho, Camila Münch.
Ela pontua que os estabelecimentos parceiros puderam utilizar o Feirão do Imposto como estratégia para atrair clientes e, consequentemente, atingiram um grande público com a campanha. “O principal resultado foi que as pessoas saíram mais conscientes sobre as altas taxas tributárias e também que devem cobrar de seus governantes por mais eficiência e menos burocracia”, menciona.
Em parceria com o núcleo de São Bento do Sul, eles também promoveram uma palestra alusiva ao Feirão do Imposto, no dia 23 de maio, com o deputado estadual Bruno Souza, na Univille, abordando sobre tributação, legislação e reforma da previdência.
Um copo de chope 62% vazio
Se te oferecessem um copo de chope e viesse menos de 40% da bebida no copo, qual seria sua reação? Com o objetivo de tornar mais fácil o entendimento sobre a carga tributária, o Núcleo de Jovens Empreendedores de Brusque adotou a distribuição gratuita de chope em um shopping da cidade, entregando o produto sem o percentual que corresponde aos impostos, ou seja, com -62% do conteúdo.
“Enquanto distribuíamos o chope, explicávamos a ideia do Feirão do Imposto e a carga tributária incidente no produto. Ao entregar o copo, fazíamos essa referência, porque pagamos pelo copo todo, mas acabamos consumindo só uma parte (delimitada pela faixa). O restante é o valor de impostos”, destaca o coordenador do núcleo, Marcos Flores.
Durante a ação, os nucleados ainda esclareceram dúvidas dos consumidores e citaram outros exemplos de produtos e sua respectiva carga tributária. Em quatro pontos da cidade também foram expostos telões criados pelo núcleo, com informações do Impostômetro, indicando valores arrecadados em impostos. “Isso impactou bastante quem passava pelos locais, no horário do meio-dia às 13h de sábado”, conclui Marcos.
Primeira experiência com os consumidores da cidade
O Núcleo de Jovens Empreendedores de Ibirama realizou o Feirão do Imposto pela primeira vez neste ano e, conforme o coordenador Fábio Vieira, a iniciativa foi bastante válida: “Acredito que as atividades que fizemos contribuíram para disseminar a informação para nossos familiares, amigos e a população da nossa cidade, além de possibilitar que o objetivo da campanha fosse alcançado com a repercussão positiva que se teve até o momento”.
Na semana do dia 20 de maio, os nucleados optaram por informar, em seus próprios estabelecimentos, a carga tributária incidente em algumas mercadorias. Já no dia D, foi realizada uma atividade lúdica, em dois pontos comerciais do município. Houve a distribuição de chope com a indicação do montante equivalente de impostos e também a exposição de litros de gasolina, demonstrando a quantidade de tributos presente neste item.
Sobre o Feirão do Imposto
O Feirão do Imposto é uma iniciativa que surgiu em Joinville, através do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial (ACIJ), depois passou a ser realizada em todo o Estado de Santa Catarina através dos núcleos ligados ao CEJESC e, atualmente, é uma ação nacional, organizada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE).
Em 2019, 62 cidades catarinenses desenvolveram o projeto, sendo elas: Agrolândia, Ibirama, Ituporanga, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Trombudo Central, Cunha Porã, Descanso, Iporã do Oeste, Itapiranga, Maravilha, Mondaí, Palmitos, São João do Oeste, São Miguel do Oeste, Tunápolis/Santa Helena, Lages, Araranguá, Criciúma, Içara, Florianópolis, Itapema, Palhoça, São José, Tijucas, Arroio Trinta, Campos Novos, Capinzal, Curitibanos, Joaçaba, Salto Veloso, Treze Tílias, Videira, Anchieta, Dionísio Cerqueira, Jaraguá do Sul, Joinville, Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Correia Pinto, São Joaquim, Otacílio Costa, Braço do Norte, Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Tubarão, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Gaspar, Itajaí, Pomerode e Timbó.
Confira, neste link, algumas fotos das ações realizadas pelo Estado.
Fotos: Divulgação.