Chapecó recebeu nos dias 22 e 23 de abril a 178ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual de Jovens Empresários (Cejesc). A programação foi adaptada para o formato virtual, sendo on-line, transmitida via canal do YouTube e teve a participação dos empresários ligados a rede em todo estado de Santa Catarina.
O evento contou com a presença do Presidente do Cejesc, Bruno Saldívia, da vice-presidente Kamila Laurindo e do Diretor Executivo Thyago Coan, além de outros membros e integrantes da diretoria da entidade.
A reunião teve propósito principal de debater iniciativas para o desenvolvimento profissional e estratégias de inovação e contou com a organização é do Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
Durante a abertura da AGO, nesta quinta-feira, o presidente do Cejesc, Bruno Saldívia, falou brevemente sobre sua história no movimento associativista e destacou a oportunidade que o núcleo oferece para jovens empreendedores buscarem um maior protagonismo.
Representando a administração municipal de Chapecó, o vice-prefeito Itamar Agnoletto reconheceu o papel dos jovens empresários na geração de emprego e renda para o município. O presidente da Câmara de Vereadores, João Marques Rosa, afirmou que o empreendedorismo e o cooperativismo estão no DNA chapecoense. Lembrou das atividades econômicas do passado do município, como a comercialização da madeira pela travessia das balsas no rio Uruguai, passando pelo ciclo da erva-mate, a pujante agroindústria e demais atividades que hoje movimentam a cidade. “O empresário sempre foi o protagonista das nossas transformações”, acentuou.
O presidente da ACIC, Nelson Akimoto, ressaltou a relevância do Cejesc para a classe empresarial. Assegurou, ainda, que o NJE é um grande celeiro para a Associação Comercial e Industrial e o futuro do empreendedorismo de Chapecó.
Já o coordenador do NJE, Willian Cezar, reforçou que o grande objetivo do evento é estimular a troca de experiências para inspirar e levar conhecimento aos jovens empreendedores. “O NJE é um núcleo que encurta etapas. Ao promover momentos como esse, de debate, nos ajuda a planejar, a antecipar problemas, a encontrar soluções, oportunizando o desenvolvimento das nossas empresas”.
PALESTRAS
Duas palestras integraram a primeira noite do evento. “Transforme seu negócio: inove hoje” foi o tema discutido pela CEO da empresa Atitude e Inovação e especialista em gerenciamento de projetos e captação de recursos, Eline Casasola. Ela defendeu que a inovação está ao alcance de todos, não somente das grandes empresas e citou os negócios que se reinventaram para superar os desafios impostos pela pandemia. “A inovação pode transformar empresas, é fazer algo que nunca foi feito, é uma nova ação que gera resultado, é se reinventar a todo o momento. Todo mundo pode inovar, fazer diferente, crescer”.
Eline conceituou três itens que considera fundamentais nesse processo: dor, oportunidade e conexão. “A inovação está presente em todas as possibilidades que geram resultado. Eu posso inovar hoje, quando chegar na minha empresa, questionar o que não está bom e, partindo da dor, descobrir que processo eu posso mudar para melhorar. E a conexão é a essência da inovação. É não ter medo de conversar com outras pessoas, trocar ideias, perguntar para o colega do lado uma dica do que você poderia fazer de diferente para melhorar”.
A especialista também salientou a importância de ter um planejamento, colocar as ideias no papel, organizá-las e priorizá-las para fazer acontecer. “A inovação não é algo difícil, ela só precisa ser colocada em prática. Senão ela é só uma ideia, só um processo criativo”.
O diretor de negócios da Auto Viação Chapecó, sócio fundador e CEO da Eagle Track e sócio proprietário da Transportes Guancino, João Carlos Scopel Filho, abordou “Estratégias de crescimento para startups”. João contou um pouco sobre a experiência com a sua startup e listou dez tópicos para introduzir uma cultura de crescimento no segmento. Entre eles, estão: fazer um bom planejamento, testar e validar a ideia, valorizar a inovação, potencializar o marketing digital, ter uma equipe engajada, encontrar seu diferencial de mercado, gerenciar os processos da empresa, gerenciar riscos e mensurar resultados.
“Você precisa da inovação para qualquer estratégia de crescimento. Busquem a inovação, sejam disruptivos, tentem trazer para dentro da empresa de vocês a cultura da inovação, engajem pessoas para isso, pessoas que ajudem vocês a melhorar. Sejam resilientes, busquem nas dificuldades força para continuar e corram atrás dos sonhos de vocês”, finalizou.
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
De acordo com Vicente Machado da Rocha, Diretor Administrativo Adjunto do Cejesc, Chapecó recebeu o evento mais de cinco anos após o município ter recebido o último evento, ‘Esse retorno foi muito importante para a nossa cidade, vivemos um momento diferente, e apesar dos protocolos de distanciamento, estamos juntos com o mesmo pensamento e com vontade de trazer aos jovens empreendedores ideias que possam incentivá-los a estarem desenvolvendo cada vez mais essa trajetória de empreendedorismo’.
A programação da AGO, foi idealizada em trazer de uma forma leve e descontraída dois assuntos que são bastante discutidos e pensados no dia a dia atual, a inovação e a organização de empresas Startups para que todas as pessoas possam se inspirar nestas ideias.
Realizada no Prédio IL Centenário (Construído em comemoração ao centenário de Chapecó, maior prédio comercial da cidade) o evento ofereceu aos participantes um pouco da vista panorâmica do município e serviu de cenário ao ambiente e deu a ideia da assembleia de olhar para todos os lados a partir das janelas.
O Núcleo de Jovens Empreendedores ficou honrado em receber mais uma vez o evento, e espera que logo possa estar novamente neste mapa de forma presencial.
Matéria publicada no dia 26/04/2021